sexta-feira, janeiro 11, 2013

PORTADOS QUINHENTISTAS - IV

 
Portados Quinhentistas de Cidade
de
Castelo Branco
(1979)
Por Anacleto Martins
(Continuação)
RUA DO ARCO DO BISPO
São portados quinhentistas os portados números: 11 e 13, geminados e “desfigurados”, com reboco, e 19.

RUA DOS FERREIROS
(Temporariamente de Alfredo Keil)
São quinhentistas os portados geminados números: 9; 11; 13; 15; 21 e 23; 32 e 34; 55 e 57; 92 e 94 e os portados simples: 50; 52. O portado número 36 é quinhentista e é geminado com janela que foi portado, também quinhentista.

RUA DA MISERICÓRDIA OU TRAVESSA DA MISERICÓRDIA
São portados quinhentistas os portados geminados números: 21 e 23 e os portados simples: 1; 10; 12 e 23.
O portado número 12 é o único, em toda a cidade antiga, que mantém a forma de ogiva pura e está roubado, na sua altura, naturalmente, pela elevação do nível do pavimento da rua.

RUA DO MURO
São quinhentistas os portados geminados números: 27 e 29 e os portados simples: 13; 26; 28; 31; 34; 39; 45 e 50, em cujo edifício se encontra uma janela também quinhentista.

RUA DO CAQUELÉ
São quinhentistas os portados números: 2 - (sem duvida, um dos mais belos da cidade antiga); o 17 e o 19, já bastante prejudicado.

TRAVESSA DA SOBREIRA
(Antiga Travessa de S. Tiago)
São quinhentistas os portados geminados: 11 e 13, com os lintéis belamente trabalhados com ornato característico, encontrando-se, no edifício correspondente a estes números, uma janela da mesma época e com lintél trabalhado com o mesmo ornato idêntico ao portado; e os portados simples, números: 7; 19; 23; 24; e 25, este prejudicado porque lhe foi “roubado”, já no nosso tempo, o lintél que tinha o mesmo ornato dos números 11 e 13.

RUA DA SOBREIRA
São quinhentistas os portados números: 5, que é geminado com outro portado quinhentista, hoje transformado em janela, 9; 11; 25; 27; 29; 31; 41; 45; e 47, geminados e o ultimo destes, com lintél trabalhado com ornato característico da época existindo, no edifício correspondente a este número, também uma janela quinhentista. Este edifício foi destruído já depois do nosso registo.

TRAVESSA DO JASMIM
São quinhentistas os portados números: 1 e 2 – (este bastante prejudicado).

NOTAS DE VERÍSSIMO BISPO
(2013)
Rua do Arco Do Bispo
Os três portados contabilizados em 1979 pelo padre Anacleto, estão de boa saúde. Contudo, a casa que alberga os portados números 11 e 13 está ao abandono, situação que em nada beneficia os belos portados que tem.

Rua dos Ferreiros
Todos os portados contabilizados pelo padre Anacleto, estão nos seus devidos lugares. Também nesta rua o abandono das velhas casas é uma realidade, realidade que transforma esta e outras ruas da zona histórica da terra albicastrense, numa espécie de deserto onde a vida humana “parece” não ter hipótese de existir.

Rua da Misericórdia
Dos 4 portados descritos no trabalho do padre Anacleto, o número 22 deu à sola. A casa onde dava entrada foi substituída por outra, e ele deixou de ter lugar na nova casa.

Rua do Muro
Nesta rua todos os portados estão nos seus devidos lugares. Gostaria porém de aqui dizer, que não compreendo a necessidade que alguns moradores tiveram, em borrar ou rebocar os portados das casas.

Rua do Caquelé
Também nesta rua os portados estão nos seus devidos lugares.

Travessa da Sobreira
Nesta rua todos os portados quinhentistas contabilizados pelo padre Anacleto, estão nos seus lugares.

Rua da Sobreira
Dos 10 portados apontados pelo padre Anacleto, os números 11; 41; 45 e 47 já não residem nesta rua. As casas onde davam entrada, foram mandadas abaixo e nas novas casas foram substituídos por portados de mármore, parede de cimento,
ou granito novo.

Travessa da Jasmim
Também nesta rua a “malvadez” andou à solta. A casa, (ou as casas) que davam guarida aos portados 1 e 2 foi mandada abaixo e, em seu lugar foi construído um prédio que não deu guarida aos dois portados quinhentistas.
UM PEQUENO RESUMO DAS OITO RUAS
Trinta e três anos depois do trabalho do padre Anacleto, constatei que neste conjunto de oito ruas, houve 7 (SETE) portados que foram mandados abaixo.
Portados que bem podiam ter continuado nos seus postos se quem de direito tivesse cumprido com as suas obrigações. Temos ainda neste conjunto de oito ruas, aberrações completamente estúpidas. Portados borrados, portados rebocados, portados com portas de alumínio, portados com fios por todos os lados, etc, etc.
Também neste conjunto de ruas, as velhas casas em que muitos dos portados dão entrada, estão em péssimas condições, situação que pode levar à destruição de muitos deles se a autarquia albicastrense não manter uma apertada vigilância neste sector.
(Continua)
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...