sábado, junho 01, 2013

COMENTÁRIOS - XXI

TÚNEIS NA TERRA ALBICASTRENSE

ANÓNIMO DISSE......

Venho retomar o assunto após todos os anos que se passaram... Entretanto o parque de estacionamento foi feito, e tudo está no esquecimento. Houve algum resultado de algum estudo feito sobre o túnel? Desde pequeno que sempre ouvi as mais variadas histórias acerca dos túneis em Castelo Branco... 
Onde estavam e onde iriam dar. Mas provas conclusivas? Nunca saíram à luz. Em tempos, em conversa com os que ainda conheceram Castelo Branco como grandes fazendas desde a Câmara Municipal para baixo, foi-me dito que nas escavações de fundações para o que é agora os edifícios da quinta da granja, também foram descobertos alguns indícios do que seriam túneis. No entanto segundo sei, foram tapados com o betão dos edifícios, e mais uma vez tudo caiu em esquecimento sem se saber por nenhum estudo ou noticia, o que seria.
Se realmente há túneis de escoamento de águas, ou até mesmo de passagens "secretas" como indicam os mitos, em vez de tapar e cair em esquecimento, seria um facto fantástico.

Nota: O assunto relativo ao comentário deste anónimo não é novidade, contudo, o tema é para muitos albicastrenses motivo de sorriso quando se fala dos túneis que dizem ter existido na terra albicastrense. Embora este assunto seja um mito, (será!..) acredito que vale sempre a pena falar de coisas que ouvimos em criança.
Aos albicastrenses que me visitarem, peço que aproveitem o tema, e digam o que pensam dos “famosos” túneis que alguns dizem terem existido em Castelo Branco.

O Albicastrense

18 comentários:

  1. Caro anónimo.
    Os túneis que dizem ter existido na terra albicastrense, podem ter algo de verdadeiro ou tratar-se apenas de um mito.
    Eu que ouvi muitas histórias sobre os túneis em criança, confesso que gostaria que esses túneis fossem mais que um mito, todavia, tenho de confessar que se houvesse algo de verdadeiro nessas histórias, há muito que o mito teria deixado a escuridão dos túneis e transitado para à luz da realidade.
    Quanto ao túnel do Largo de S. João, não sei se os responsáveis pela obra (autarquia albicastrense) elaborou algum relatório sobre ele, o que lhe posso dizer, é que se trata-va de um aqueduto de águas subterrâneo para a antiga horta dos Bispos do Paço Episcopal (hoje Parque da Cidade).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:19

    No parque de estacionamento do largo de S. João há um memorial e parte do túnel é visível e está preservado, segundo consta faz parte de uma conduta de água que existia no parque episcopal e na sua horta, passa por baixo do lago das coroas, onde segundo ouvi contar morreram dois estudantes que tentaram explorar esse subterrâneos. Um abraço. Jorge.

    ResponderEliminar
  3. Jorge.
    São histórias sem fundamente essa da morte dos estudantes.
    Quando ao subterrâneo por baixo do logo das coroas, trata-se do espaço que ficou por baixo do tanque, pois o tanque está cerca de dois metros acima da chão.
    No jardim do paço não existe nenhum túnel, (pelo menos que se saiba).
    Abraço para ti.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:26

    A questão é que se dignaram informar de forma democrática o que existe ou não. É também um dos de defice muito antidos

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo.
    Nem do forma democrática nem de outra qualquer forma.
    Por vezes fica-se com a ideia que os responsáveis pelas obras, consideram que aquilo que é encontrado durante as mesmas, é um transtorno que impede o bom adiamento das obras, e não uma mais valia para a localidade e para os seus habitantes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:47

    Permita-me discordar mas no jardim do paço havia um túnel!

    eu não entrei lá mas uns colegas meus conseguiram entrar à socapa antes de fecharem definitivamente a sua entrada. Não o conseguiram explorar mas ainda andaram um pouco la dentro e depararam-se com uma biforcaçao. Pena é que há vinte anos não havia maquinas fotográficas digitais porque se assim fosse hoje haveriam fotografias.
    E durante as obras do half-pipe que se encontrava á parte de cima do ciclo Afonso de paiva foi também descoberto um túnel ( que presumivelmente seria um dos sítios onde o túnel que saia do Jardim do Paço iria passar.
    Nesse eu tive la dentro.

    ResponderEliminar

  7. Caro anónimo.
    Pode discordar as vezes que achar necessário, pois só assim será possível discutir este tipo de assuntos.
    Quanto ao túnel do Jardim do Paço, deve estar a referir-se à entrada que em tempos existia por baixo do tanque das coroas, e que hoje se encontra tapada.
    Vou contar-lhe uma pequena história. Nos anos sessenta (era eu um jovem), falava-se por cá, que em tempos passados três jovens estudantes (com umas cervejas a mais) tinham entrado nela, comentava-se que tinham atado uma corda à volta da cintura e que a corda de tanto roçar no granito da porta, se partiu e que os ditos estudantes teriam morrido lá dentro.
    Deslumbrado por essa história, (nunca provada) um dia peguei numa pilha eléctrica e dei uns passos até onde consegui, nesse dia constatei que o que ali existia mais não era, que a estrutura que suporta o tanque. “Aliás, existem fotos da construção do tanque, onde se vê o que acabo de lhe dizer”.
    Quanto ao túnel que dizem ter sido descoberto quando das obras que você fala, também eu ouvi falar nessa história, contudo de concreto nada se soube sobre ele, o mais certo é que se tratava de uma passagem de àguas para fonte próxima, por exemplo... a Fonte do Torneiro, que ficava na Carapalha.
    Tal como já disse, também eu gostaria que a existência dos túneis fosse verdadeira, coisa que aliás faria sentido, pois com a cidade a ser invadida e saqueada por Franceses e Espanhóis, seria lógico que os habitantes desse tempo, tivessem construído túneis para fugir da zona muralhada.
    Contudo o que temos são apenas histórias, contos que todos nós gostaríamos que fossem mais do que isso, mas que infelizmente ninguém consegue acrescentar nada de concreto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:09

    consegue colocar aqui essas fotos da construcçao do tanque?
    Sabe o que é que esta por detrás da portametalica que fica a meio das escadas junto a igreja do castelo?
    Também essa porta estaria associada aos di-tos tuneis

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo.
    Não tenho essas imagens pois apenas as vi num livro. A porta a que se refere é, uma arrecadação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. José Brradas22:47

    Boa noite a todos. Nas cidades Castelo, como é o caso de Castelo Branco, sempre houve existencia de tuneis, caminhos subterrâneos, que servião para evaquação de pessoas em caso de cerco. Portante Castelo Branco não será de todo uma exepção.

    José Barradas

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos (parecem-me meses, mas são mesmo anos) eu andei à procura de todas as referências de tunéis que consegui encontrar, grande parte passada por tradição oral entre amigos.

    Nestas coisas é difícil saber quem conta a verdade pois com uns copos é fácil dizer que já se andou pela cisterna e se seguiu aquilo tudo até ao Jardim do Paço... enfim...

    A verdade é que baseando-nos em factos, podemos concluir que os túneis com a profundidade que têm e a altura (1 metro e meio pelo menos de altura) e uma largura próxima à distância entre ombros de um homem adulto são demasiado grandes para servirem como simples condutas de água.

    Vejamos:
    - Os túneis são uma obra arquitectónica complexa, cara e trabalhosa.
    - Castelo Branco sempre teve várias fontes de água naturais, ao contrário do que foi largamente publicitado durante meados do século passado (em que a falta de água na cidade fazia capa de jornais). A necessidade para passagens de água seria pouca.
    - O túnel situado no Largo de São João não faz sentido ser para a horta do bispo (actual parque da cidade), pois apesar da direcção ser correcta (é a descer, claro que é correcta) o sentido não é claro.
    - O túnel situado à frente do ciclo não faz sentido algum, pois não havia nada naquele lado da cidade até bem tarde no século XIX. A coisa mais próxima era uma estalagem que se situava em Santiago (as Tílias!).
    - Há ainda várias 'estórias' que me contam de uma entrada para os túneis no altar-mor da Sé. Também já me contaram que é apenas uma sala subterrânea. Eu não confio muito em nenhuma destas porque já lá andei a brincar quando era pequeno e certamente teria visto algo. :)
    - Há uma casa na rua Santa Maria que tem na parte de trás um tanque no qual termina um túnel/canal de água (perto da casa cor-de-rosa).
    - Em Sintra estes túneis são bastante comuns. São realmente passagens de água, mas têm nichos e podem perfeitamente ser usados como escapatória se necessário. Na encosta Sul do castelo dos Mouros quando se vai a subir está uma bem perto do caminho à esquerda, mais do que vísivel, pois sobressai do meio envolvente.
    - Para serem túneis teriam de ter ou uma corrente de ar ou passagens de ar de qualquer tipo (geralmente estes túneis passam perto de poços com os quais ligam, com o intuito de renovar o ar).

    Enfim, na Clínica perto da Telepizza (isto ainda existe?!) encontraram também salas subterrâneas com Menorahs e mais uns quantos artefactos Judeus. Este na verdade não tem ligação com túneis, mas é um facto interessante.

    Há uns anos tentei procurar os poços que havia na encosta do castelo e não consegui ligar os túneis que conheço com poços de água e sem 'ar renovável' esses túneis não poderiam ser usados por humanos por muito tempo...

    Há ainda a cisterna do castelo, que seria supostamente o ponto de partida para todos estes túneis.
    Estando a cisterna cheia os túneis teriam sempre alguma água, não é nada confortável andar com os pés molhados, no escuro, e com o ar rarefeito... Já me contaram estórias da cisterna impressionantes mas inconsistentes. Até mesmo já fizeram ligação entre a cisterna e o São Martinho e a Mina. Mas lá está, estórias!

    Eu acredito piamente que Castelo Branco tem túneis na verdadeira noção da palavra, pois muitos castelos tinham. Mas não estou confiante que sejam os túneis de que normalmente as pessoas falam... E um túnel estaria voltado certamente para o monte da Cardosa, a face que geralmente seria descurada pelo inimigo.

    Se ganhar o Euromilhões pago para fazerem um estudo semelhante ao feito em Roma e Paris que permitiu mapear todos os subterrâneos da cidade! :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:05

    Boas.

    Não tenho duvidas da existência dos tuneis e até tenho isso documentado em fotos, uma coisa é certa eles existem. Se para escoamento de águas ou para ligação ao Castelo, eles existem...estão efectivamente bloqueados após se andar cerca de 5m a partir do Jardim do Paço, mas eles existem. Poderei confirmar isso caso me enviem um endereço e-mail para onde possa enviar as digitalizações das fotos.

    Gonçalo Pereira

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo.
    Pode enviar-me as imagens para: antbispo@gmail.com
    Eu terei muito gosto em posta-las neste blog, se efectivamente elas provarem o que quer que seja.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:38

    Os túneis, não são mais do que antigas obras hidráulicas, minas de captação de água ou alvaneis para o esgoto das águas pluviais.
    Não eram mais do que os antigos sistemas de captação e encaminhamento de aguas desde o castelo até aos locais de consumos mais abaixo. Se analisarem a carta geológica de castelo branco, pode ver-se que existe uma falha longitudinal que atravessa o castelo e que divido o maciço granítico da serra da gardunha com os xistos. Logo a agua da serra ao chocar com o "barro" sobe na fronteira entre as duas formações por ser a mais fracturada (Castelo). Os antigos perceberam isso e aproveitaram a natureza em proveito próprio e criaram à força do braçal, canais para alimentarem os chafarizes e poços nas zonas baixas, onde as nascentes eram menos volumosas. Esses túneis depois de reforçados com lajes eram tapados para se poder construir sobre os mesmos.
    As estorias que se contam podem ter um fundo de verdade, mas não acredito que o propósito principal desses túneis fosse militar (fuga).

    ResponderEliminar
  15. Amigo anónimo.
    Estou de acordo com o que você diz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. eu gostaria de o descobrir era juntar um grupo de pessoas para podermos realmente descobrir esses factos ou mitos

    ResponderEliminar
  17. eu acho que deveriamos constituir um grupo de pessoas para tentarmos descobrir esse facto de essas historias serem mito ou realidade tentando entrar em contacto com o proprio

    ResponderEliminar
  18. Caro marco antonio.
    Porque não!Conversar sobre estas histórias é sempre positivo, independentemente de haver ou não alguma verdade nesta história dos túneis.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...