segunda-feira, junho 10, 2013

COMENTÁRIOS - XXII

Kenny disse...

Há uns anos (parecem-me meses, mas são mesmo anos) eu andei à procura de todas as referências de tunéis que consegui encontrar, grande parte passada por tradição oral entre amigos.
Nestas coisas é difícil saber quem conta a verdade pois com uns copos é fácil dizer que já se andou pela cisterna e se seguiu aquilo tudo até ao Jardim do Paço... enfim...
A verdade é que baseando-nos em factos, podemos concluir que os túneis com a profundidade que têm e a altura (1 metro e meio pelo menos de altura) e uma largura próxima à distância entre ombros de um homem adulto são demasiado grandes para servirem como simples condutas de água.

Vejamos:
- Os túneis são uma obra arquitectónica complexa, cara e trabalhosa.
- Castelo Branco sempre teve várias fontes de água naturais, ao contrário do que foi largamente publicitado durante meados do século passado (em que a falta de água na cidade fazia capa de jornais). A necessidade para passagens de água seria pouca.
- O túnel situado no Largo de São João não faz sentido ser para a horta do bispo (actual parque da cidade), pois apesar da direcção ser correcta (é a descer, claro que é correcta) o sentido não é claro.
- O túnel situado à frente do ciclo não faz sentido algum, pois não havia nada naquele lado da cidade até bem tarde no século XIX. A coisa mais próxima era uma estalagem que se situava em Santiago (as Tílias!).
- Há ainda várias 'estórias' que me contam de uma entrada para os túneis no altar-mor da Sé. Também já me contaram que é apenas uma sala subterrânea. Eu não confio muito em nenhuma destas porque já lá andei a brincar quando era pequeno e certamente teria visto algo).
- Há uma casa na rua Santa Maria que tem na parte de trás um tanque no qual termina um túnel/canal de água (perto da casa cor-de-rosa).
- Em Sintra estes túneis são bastante comuns. São realmente passagens de água, mas têm nichos e podem perfeitamente ser usados como escapatória se necessário. Na encosta Sul do castelo dos Mouros quando se vai a subir está uma bem perto do caminho à esquerda, mais do que vísivel, pois sobressai do meio envolvente.
- Para serem túneis teriam de ter ou uma corrente de ar ou passagens de ar de qualquer tipo (geralmente estes túneis passam perto de poços com os quais ligam, com o intuito de renovar o ar).

Enfim, na Clínica perto da Telepizza (isto ainda existe?!) encontraram também salas subterrâneas com Menorahs e mais uns quantos artefactos Judeus. Este na verdade não tem ligação com túneis, mas é um facto interessante.
Há uns anos tentei procurar os poços que havia na encosta do castelo e não consegui ligar os túneis que conheço com poços de água e sem 'ar renovável' esses túneis não poderiam ser usados por humanos por muito tempo...
Há ainda a cisterna do castelo, que seria supostamente o ponto de partida para todos estes túneis. Estando a cisterna cheia os túneis teriam sempre alguma água, não é nada confortável andar com os pés molhados, no escuro, e com o ar rarefeito... Já me contaram estórias da cisterna impressionantes mas inconsistentes. Até mesmo já fizeram ligação entre a cisterna e o São Martinho e a Mina. Mas lá está, estórias!
Eu acredito piamente que Castelo Branco tem túneis na verdadeira noção da palavra, pois muitos castelos tinham. Mas não estou confiante que sejam os túneis de que normalmente as pessoas falam... E um túnel estaria voltado certamente para o monte da Cardosa, a face que geralmente seria descurada pelo inimigo.
Se ganhar o Euromilhões pago para fazerem um estudo semelhante ao feito em Roma e Paris que permitiu mapear todos os subterrâneos da cidade! :)

3 comentários:

  1. Amigo Kenny.
    O seu comentário é demasiado interessante para ficar na caixinha de comentários, por isso, ele salta para poste.
    O que posso eu dizer-lhe sobre aquilo que você escreveu?
    Apenas que vou pedir nas minhas orações, (o altíssimo) para que você passe para segundo lugar na minha lista de pedinchas a ganhar o Euromilhões, ou seja, se não for eu a ganhar, que seja o Kenny, desta maneira sempre teríamos um estudo como deve ser sobre os famosos túneis.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:07

    Não poderia a camara, ou a junta ou alguma organismo estatal tipo IPAR ou coisa parecida que pagasse esse estudo?!
    Se verdadeiramente houvessem tuneis poderiam ser aproveitada para chamar turistas a nossa cidade e assim todos os municepes ganhariam com isso

    ResponderEliminar
  3. Amigo anónimo.
    Claro que a Câmara podia custear o estudo, contudo, para que isso fosse possível é, no mínimo necessário que existem bases credíveis para que o referido estudo possa ser feito.
    Ora acontece, que a história dos túneis nunca saiu das hipóteses “do poder terem existido”.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12)

"MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE" Espaço da vida político-social de Castelo Branco, após a implantação do regime constitucional. U...