terça-feira, abril 08, 2014

VELHAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA
(Rua dos Ferreiros)
(Esta ainda existe! Todavia, é como se não existisse...)

Construída no Século XVIII, a Capela da Nossa Senhora da Ajuda apresenta uma elegante frontaria ao estilo barroco e terá (?) sido mandada construir pela família Pina de Carvalho Freire Falcão, mais tarde terá sido adquirida pela Família Tavares Proença, cujos os herdeiros mais tarde a venderam a D. Ana Maria Teixeira Gordino (1).
----------------------------------------
Em setembro de 2008, publiquei uma publicação sobre a capela da Nossa S. da Ajuda, “poust” onde apelava aos responsáveis autárquicos da terra albicastrense, para a necessidade de recuperar esta velha capela.
Aproveitando o facto de estar a relembrar antigas capelas da terra albicastrense e, tendo em conta que nada se alterou no que diz respeito à velha capela, volto de novo a colocar neste blog, (agora aos novos responsáveis autárquicos) a seguinte questão:
Seis anos após ter divulgado este triste caso e nada ter acontecido, não terá chegado a hora de algo ser feito para recuperar a bonita capela?
A reparação das ruas da nossa zona histórica, foi sem qualquer dúvida um passo em diante, contudo, de que nos vale ter boas ruas se tudo o resto está como está !...
As pequenas capelas são hoje coisa raríssima na terra albicastrense, a sua recuperação seria com certeza uma mais valia para a respectiva zona e uma grande alegria para os albicastrenses, a sua recuperação podia incluí-la no roteiro turístico à referida zona histórica.
Será necessário fazer um peditório em Castelo Branco,
para recuperar a capela de Nossa Senhora da Ajuda?

(1). Recolha de dados: “Castelo Branco Na História e na Arte da autoria de Manuel Tavares Dos Santos (1958).
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...