domingo, abril 05, 2015

BAIRROS DE CASTELO BRANCO

BAIRRO DA HORTA D'ALVA
O Bairro da Horta D’Alva foi construído através do plano nacional de habitações económicas, levado a cabo pelo Estado Novo.

Os anos quarenta representaram, pelo fluxo à cidade de grande número de assalariados rurais, momentos de necessidade premente, na construção de habitação para as camadas de rendimento mínimo mais baixo. 

O pequeno conjunto de “casinhas”, verdadeiro bairro em miniaturas, foi à época um acontecimento de grande destaque, pela solução de casos de família verdadeiramente gritantes. O aproveitamento, ontem como hoje, foi muitíssimo bem encenado, com lápides, discursos a propósito e marchas a pé, perante um povoléu com cara de subserviente, agradecendo a migalha com as tais máximas de Bem-Haja. Graças a Deus…
Tentei saber da placa colocada na inauguração do bairro em 1950, (conforme se pode ver na imagem aqui colocada por mim), contudo nada encontrei sobre a dita cuja.

Sessenta e cinco anos depois, o velho bairro entrou na terceira idade, com os anos, chegaram as maletas próprias da idade, conforme se pode ver nas imagens captadas por mim há poucos dias. 


O velho bairro da Horta D’Alva é hoje um bairro tristonho e quase desértico, dos moradores iniciais poucos ou quase nenhuns restam, fruto dos sessenta e cinco anos de idade. O seu futuro é pois um incógnita, destino que irá a médio ou longo prazo, levar os responsáveis  que nessa altura comandarem os destinos da terra albicastrense a uma reflexão habitacional sobre ele.
Dados históricos recolhidos no livro: “Castelo Branco - Antigo, da autoria de Ernesto Pinto Lobo” 
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12)

"MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE" Espaço da vida político-social de Castelo Branco, após a implantação do regime constitucional. U...