sexta-feira, setembro 15, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA - (II)

ESCOLA DO CANSADO
O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?



João Velho nasceu em Castelo Branco, em meados do século XII, sendo homem de grande prestígio.
Como conselheiro de D. Dinis, deslocou-se ao reino de Aragão para os devidos tratamentos do casamento entre o Rei e aquela que viria a ser a Rainha – Coração dos Portugueses – A Rainha Santa Isabel.
Atendendo ao afastamento, que a cidade de Castelo Branco teria à época dos centros de decisão, a presença do albicastrense João Velho em trabalhos deste tipo, revela o seu grande prestígio. É bom não esquecer ou pelo menos ter sempre em alguma conta, que a nossa região, pelo menos até finais do século XV, era zona de certo mode desértica pela falta de muitos bens essenciais.
Esta pequena explicação serviu, em meu entender, para confirmar que, o grande prestígio de João Velho, nada ficou a dever ao prestigio da região de onde provinha, mas sim a qualidades raras reveladas em situações diplomáticas ou afins, de importância nacional. Esta rua é uma das transversais do Cansado.
Resta acrescentar que esta foi a "minha" escola primaria. Escola que frequentei da primeira à quarta classe, com o professor João Nunes, também conhecido pelo "Careca", entre 1959 e 1964.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste post, foi retirado do referido livro.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...